Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fones antirruído e o Autismo: Conheça 4 modelos

Fones de ouvido para austistas

Abril é um mês que carrega uma pauta muito importante: A Conscientização do Autismo.
E com ela vem a tona, os obstáculos que as pessoas autistas enfretam. Podemos citar por exemplo, a sensibilidade auditiva, que para muitos, é uma condição que está presente no dia a dia. O problema é que a falta de recursos para reduzir essa sensibilidade, acaba tornando mais difícil a convivência em ambientes barulhentos e movimentados.

Você sabia? 
A hipersensibilidade auditiva pode atingir de 15 a 40% as pessoas com autismo.
Fonte: SciELO – Brasil 

A Importância dos Fones com Cancelamento de Ruído no autismo

Pense na seguinte situação: Você está andando por uma rua movimentada, onde há barulhos de carros , conversas e muita movimentação, porém cada som parece invadir seus ouvidos de forma intensa e perturbadora.
Para muitas pessoas com autismo, essa é uma realidade frequente. E é nesse momento que os fones com cancelamento de ruído podem se tornar aliados para para oferecer um refúgio, bloqueando os estímulos sensoriais excessivos e criando um ambiente mais controlado e sereno.

Entenda como funciona

O Cancelamento de Ruído é uma tecnologia que bloqueia o barulho externo do ambiente através do fone de ouvido, ele também pode ser indicado pela sigla ANC (Active Noise Cancelling)

Por isso é importante se atentar na hora de comprar um fone para entender que tipo de cancelamento de ruído ele possui, já que atualmente temos dois tipos, o passivo e o ativo.

Qual a diferença entre o Ativo e Passivo?

Ativo – A partir de um microfone com filtro, o fone com ANC “monitora” o barulho do ambiente e cria um espelho de ondas desses ruídos que se reflete contra elas mesmas. Essas ondas “imitam” a frequência do barulho externo e quando refletidas pra fora do fone, provocam o efeito de cancelamento de ruído.

Passivo – Sem tecnologia de hardware, seu cancelamento de ruído vai depender de toda a construção do fone, desde a escolha de material até o design final. Um exemplo que podemos citar são os fones Over-ear que envolvem toda a orelha, fornecendo um isolamento perfeito.

Não sabe oque são fones In-ear, On-ear e Over-ear? Leia a nossa matéria.

Conheça 4 Modelos Edifier

Fone WH700NB – Bateria de 68 horas

Ele é um dos queridinhos quando se trata de cancelamento de ruído ativo, mas além disso, oque o torna ainda mais incrível é a duração de bateria que pode chegar a 68 horas com ANC desligado e 45 horas com o ANC  ligado. 
É um fone que promete te deixar tranquilo sem passar pela frustração de ir usá-lo e encontrá-lo descarregado. Você pode assistir um review detalhado sobre ele clicando aqui.

Fone WH820NB – HI-RES

Possui duas tecnologias interessantes, o HI-RES que reproduz as músicas em alta performance e o DNN que é um tipo de rede neural de cancelamento de ruído, utilizando inteligência artificial para identificar e bloquear sons indesejados com precisão. Sua bateria pode durar em torno de 49 Horas com o ANC desligado e 33 com o ANC ligado. Você pode ler mais detalhes sobre esse fone clicando aqui.

Fone TWS1 Pro 2 – Proteção IP54

Para aqueles que preferem fones intra-auriculares, ele é uma boa escolha. Com cancelamento de ruído ativo, 24 horas de bateria e proteção IP54 contra respingos e poeira, é um fone que está pronto pra te acompanhar no dia a dia, além de ser super discreto. Você pode ler a matéria sobre ele clicando aqui.

Fone Neobuds Pro 2 – Design Ergonômico

Confortável e estiloso, possui áudio Hi-res com reprodução em alta definição, cancelamento de ruído ativo e 24 horas de bateria. Possui áudio espacial com rastreamento em tempo real, que proporciona uma experiência auditiva mais realista, tridimensional e envolvente. 

Conclusão

Vimos que os fones com cancelamento de ruído não são apenas acessórios, eles também podem desempenhar um papel importante no conforto e bem-estar das pessoas com autismo. Se tornando uma ferramenta valiosa para ajudar a melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar emocional no dia a dia.