Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STAX SR-X9000: O Primeiro Fone a Atingir 100 Pontos na História da Revista AVMAG

Recentemente a revista AVMAG lançou uma opinião bem detalhada sobre a qualidade do fone  STAX X9000, colocando em peso a entrega desde o material do produto até a entrega de áudio premium que ele traz. Confira a seguir a opinião em primeira mão de Fernando Andrette:

Guia

Fernando Andrette

Fernando Andrette

A Edifier e o Reposicionamento da Stax: Uma História de Pioneirismo e Excelência

Desde que a Edifier assumiu a Stax, a marca tem se empenhado em reposicioná-la ao topo, lugar que sempre ocupou desde o final dos anos 50. A Stax sempre foi sinônimo de pioneirismo e de estabelecer novos patamares de referência por décadas.

Eu já escrevi diversas vezes sobre nosso primeiro disco, o Genuinamente Brasileiro (gravado em 1988). Sem um par de fones Stax como meus monitores, não teria sido possível realizar tamanho sonho. Tínhamos limitações com os cabos de microfone da van den Hul, o que nos impediu de usar um monitor Dynaudio para as tomadas. Como todas as gravações foram feitas em tempo real, no Teatro Alpha, a única solução foi recorrer ao meu fiel escudeiro, o Stax Lambda. Ele não me desapontou, como sempre!

Quem tiver o CD pode ler na ficha técnica que em todas as faixas meu sistema de monitoramento foi com o Stax. Somente a partir do processo de mixagem e masterização utilizamos as caixas Dynaudio. Felizmente, sempre fui criterioso com os volumes. Mesmo o Stax Lambda sendo um fone aberto, não tive problemas de vazamento.

Stax Lambda - Edifier
Stax Lambda

O Novo Carro-Chefe: SR-X9000

Stax X9000

O SR-X9000 é o novo carro-chefe dos fones eletrostáticos da Stax. Segundo o fabricante, o maior avanço desse modelo está no aprimoramento tecnológico MILER-3 (Multi-Layer-Elect-Rords). Trata-se de um eletrodo fixo de quatro camadas, combinando eletrodos de malha e convencionais, crimpados por difusão térmica. A estrutura resultante é rígida e resistente a ressonâncias, possibilitando uma transmissão de sinal ultra linear, especialmente se comparado a eletrodos fixos multicamadas convencionais.

Especificações Técnicas

Para os amantes de fones Stax, vale lembrar que o SR-X9000 é um descendente direto da série SR-Omega, apresentada pela primeira vez em 1993. Um fone ainda hoje cultuado e disputado por colecionadores da marca.

Testes e Primeiras Impressões

Eu nunca tive a oportunidade de ouvir um Omega em condições ideais, apenas brevemente em eventos, sempre rodeados de ruído ambiente. Ouvir um Stax nesse tipo de ambiente é como tentar escutar um solo de bandolim em uma estação de metrô no horário de pico!

Para o teste, a Edifier gentilmente nos emprestou o amplificador de fone Stax SRM-700T. Gostaria muito de ter escutado o Stax também no amplificador dCS LINA, mas este não é compatível com os Stax – uma falha que os engenheiros da dCS precisam corrigir imediatamente.

Ambos os produtos vieram do nosso workshop, o que significa que, se já não estavam completamente amaciados, estariam muito próximos disso. Fiz, como sempre, meu ritual de primeiras impressões com nossos discos, deixando ambos alimentados por música no Innuos por 24 horas. Ao repetir as audições com nossos discos, não notei diferença alguma. Então, parti para a avaliação auditiva de imediato.

Cuidados e Preparativos

Como mencionei em meu editorial na AVMAG, produtos Estado da Arte Superlativos necessitam de cuidados extremos. Pode parecer preciosismo, mas produtos como este fone Stax e a caixa Estelon Forza merecem estar cercados de produtos que valorizem seu grau de refinamento e performance. Caso contrário, estarão sendo subutilizados e mal avaliados.

Ouvi de muitos participantes do evento ressalvas quanto ao grave deste Stax. Como meu tempo no workshop era extremamente cronometrado, não consegui escutá-lo como desejava. Ao final do dia, só queria subir ao quarto do hotel, tomar um banho, comer algo e dormir.

Avaliação Auditiva

Quando recebemos o Stax para teste, a primeira coisa que observei foi se procedia a ressalva quanto à resposta de graves. Fui direto ao CD Timbres, ouvir as três faixas do contrabaixo tocado em arco. Assim que liguei o play e ouvi as primeiras notas do contrabaixo captado pelo microfone B8K, fiquei impressionado com a riqueza harmônica, decaimento, sustentação e textura daquele contrabaixo. UAU! Pensei comigo: que grave lindo, realista, preciso, detalhado e correto!

Pesquisei o que poderia ter ocorrido para muitos chegarem a uma conclusão negativa sobre o grave deste Stax. A resposta, ‘Caro Watson’, se chama: fonte do sinal. Aqui, utilizei um setup digital digno deste fone, assim como o setup analógico, o que fez toda diferença. Não imagino um audiófilo investir nesse fone Stax para ouvir música em um streamer de 1000 dólares! Fazer isso seria subutilizar este fone completamente!

Seu equilíbrio tonal é primoroso, tanto em termos de apresentação quanto em extensão e decaimento em ambas as pontas. Para sabermos se o equilíbrio tonal é correto, basta reduzir o volume ao mínimo sem perder a inteligibilidade do todo e observar se alguma faixa do espectro forma picos ou vales. Se isso não ocorrer, e todo o espectro audível mantiver o equilíbrio da mixagem, esse fone tem um bom equilíbrio tonal. Nesse quesito, o Stax é excepcional!

Ergonomia e Conforto

Antes de continuar na avaliação sonora, deixo meu testemunho sobre sua ergonomia, ajuste de cabeça e peso. As quase 500 gramas são o limite do que aceito, mas sua construção e distribuição de peso, graças ao couro largo que se apoia de forma ergonômica, tornam o uso confortável. Por não pressionarem o ouvido, é possível usá-lo por longas horas sem desconforto.

Considerações Finais

A questão de todo fone eletrostático é o grau de vazamento. Portanto, é crucial um ambiente onde se tenha privacidade, para não atrapalhar os outros e nem o ruído externo incomodar as audições. As exigências para se fazer o melhor uso deste Stax são grandes. Porém, se todas forem criteriosamente aceitas, o resultado de todo investimento será sublime!

Com um equilíbrio tonal tão alto, a apresentação de texturas é de cortar o fôlego. Sublime, tanto em termos de paletas de cores de cada instrumento quanto na apresentação da qualidade dos músicos, da escolha e posicionamento dos microfones e do grau de intencionalidade do todo.

Conclusão

Dizer que este é o melhor fone Stax desta nova safra sob direção da Edifier é absolutamente redundante. O que me impressionou foi o salto qualitativo em relação à geração top de linha anterior. Ele é audivelmente superior em todos os quesitos de nossa Metodologia, recolocando a Stax na linha de frente.

Se você deseja um fone com esse nível de performance superlativa, não haverá muitas opções além deste Stax. Ouça-o com todos os cuidados necessários e certamente ele estará em sua lista final de escolha.

Quem é Fernando Andrette?

Fernando Andrette é um renomado especialista em áudio, conhecido por sua vasta experiência e profundo conhecimento no campo dos equipamentos de som de alta fidelidade. Ele é um crítico respeitado, frequentemente convidado para testar e revisar produtos de áudio para diversas publicações especializadas. Com anos de experiência, Andrette tornou-se uma referência no setor, oferecendo análises detalhadas e imparciais que ajudam consumidores e entusiastas a tomar decisões informadas sobre suas compras de equipamentos de áudio. Sua opinião é altamente valorizada, especialmente em revistas prestigiadas como a AVMAG, onde suas avaliações são aguardadas com grande expectativa pela comunidade de audiófilos.

Edifier – Apaixonados por Som.